A procura do primeiro emprego

Postado por Unknown no dia 24.2.13
Fiz a categoria desconecta e nunca mais atualizei ela por motivos de não sabia direito o que falar - e um pouco de esquecimento. No caso eu até tinha o que falar, que era sobre o primeiro emprego (já me pediram pra falar sobre isso) mas como estava a procura de um não tinha muito o que falar. Tá, tudo bem que eu ainda não tive meu primeiro emprego, mas com informações coletadas ao longo desse período em que eu estive procurando (nossa, falei bonitinho agora né?) acabei aprendendo algumas coisas bem importantes, tais elas são:

  • Ter feito bastante cursos ajuda pra caramba  e a beça na hora de escolherem o seu currículo. É claro que é legal mirar naqueles cursos ligados a área que você quer fazer mas também é sempre bom ter cursos que servem basicamente pra todas as profissões - como informática e administração. E o mais legal é que tem como conseguir de graça (ou pagando bem barato, normalmente só o material) em alguns cursos por ai, como o SENAI ou SENAC. Isso também vale pra quem ainda não tá procurando um emprego, que tal começar logo um curso pra quando chegar a hora já estar mais que preparada?
  • Uma coisa que ajuda bastante é um ensino médio técnico. Normalmente nas particulares tem poucas opções pra isso (praticamente sempre é só informática e mais uma ou duas) mas nas estaduais tem bastante opções, então se você ainda não entrou no ensino médio é bem legal tentar fazer as provas.
  • Também vale pedir pro seu professor alguma dica de alguma lugar que façam estágios, mesmo que sejam não-remunerados você vai ter experiência, aprender e ainda conta bastante na hora do currículo.
Mas infelizmente tem três coisinhas que costumam atrapalhar bastante também, que são as empresas preferirem pessoas que já terminaram o colégio, ter mais de 18 anos e/ou estar cursando a faculdade. E outra essas dicas são mais pra empresas grandes e coisas assim, mas sempre vale trabalhar como balconista, recepcionista, vendedora e coisas assim que não exigem tanta experiência (e não, não estou desmerecendo nenhum emprego).
Áh outra coisa importante é ter seu currículo pronto. Pra fazer vale olhar na internet, pedir ajuda da mãe, da tia, do professor e ou seja mais como for.
Curtiram as dicas? Como eu disse não sei muito e me baseei naquilo que eu passei, nas minhas experiências. 

0 comentários:

Postar um comentário

 

universo de uma louca Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos